Nos trilhos da 1º Guerra Mundial

21:22

Nos trilhos da 1º Guerra Mundial 
Colégio Estadual de Campo Mourão


Nos meses de março e abril de 2016, os Pibidianos responsáveis pelo Colégio Estadual de Campo Mourão desenvolveram suas atividades do PIBID.  

Inicialmente os Pibidianos observaram as aulas do Professor nas turmas de 9º ano, dos períodos da manhã e da tarde. Após as observações, em grupo, discutiram a possibilidade de aplicar questionários. Foram aplicados alguns questionários com perguntas simples relacionadas ao interesse deles às aulas de História, como: ‘’O que eles mais gostam na aula de história? ’’, ‘’O que eles menos gostam nas aulas de histórias?’’, dentre outras questões. A partir das respostas obtidas, começaram a pensar em uma atividade que atendesse aos interesses da proposta pedagógica curricular do Professor regente e que ajudasse na fixação do conteúdo que estava sendo trabalhada em sala pelo Professor da classe (1ª Guerra Mundial).

Após algumas reuniões chegaram ao consenso de fabricar um jogo de tabuleiro, com o objetivo de refletir e discutir sobre a 1ª Guerra Mundial de maneira lúdica. O jogo foi baseado em perguntas e respostas sobre a temática. Foram produzidos 2 tabuleiros para atender ao número de alunos por turma.

As etapas de desenvolvimento dessas atividades se iniciaram no dia 11 de março de 2016 e foram concluídos no dia 27 de abril, com a aplicação feita em duas turmas de 9º ano, aproximadamente 70 alunos.


A aplicação das atividades durou aproximadamente uma hora, o jogo exigia dos alunos raciocíono rápido, conhecimento aprofundado sobre o tema para a resolução dos problemas, e ao fim das intervenções estabelecia-se uma roda de conversa para verificar a opinião dos estudantes quanto a atividade proposta, dentre as respostas, cabe destacar a aprendizagem por meio de jogos, algo diferente segundo os alunos.
Para saber mais, clique aqui!

Materiais utilizados:
Duas chapas de madeira;
Papel EVA (usados na fabricação dos trilhos);
Tesoura, cola (usados para fabricar os trilhos);
Dados (usados na aplicação do jogo);
Botões ( usados na aplicação do jogo);
Cartolina (usada na fabricação das perguntas);

Os pibidianos envolvidos nessa atividade foram: Alisson Amaro (3º ano de História), Daniela Nascimento (Recém – graduada), Fernanda (1º ano de História), Jocimara (Recém – graduada), Josmar (4º ano de História), Vilma (4º ano de História) e Weslaine (3º ano de História).










You Might Also Like

0 comentários

...

...
Grupo em reunião no Laboratório de Ensino de História.

...

...
Acadêmicos e acadêmicas em reunião para discutir o planejamento de atividades.

...

...
Aplicação das atividades produzidas para um dos colégios participantes.