Semana da Consciência Negra no Colégio Estadual

13:48

Na última terça-feira (18) os pibidianos do Colégio Estadual com o auxilio do professor supervisor do Pibid e da organização pedagógica desenvolveram uma atividade com o curta-metragem “Vista minha pele”. A atividade que fez parte da programação sobre a Semana da Consciência Negra envolveu várias turmas e contou com a apresentação do filme seguida de debate sobre Preconceito e Racismo na nossa sociedade.
O curta-metragem trata-se de uma paródia sobre a realidade brasileira e de forma invertida, apresenta os negros como membros da classe dominante e os brancos como escravos. Nesta inversão os países pobres eram a Alemanha e a Inglaterra, e os países ricos a África do Sul e Moçambique. A história tem como protagonista uma menina branca e pobre bolsista de um colégio particular. Ela sofre com as hostilidades dos colegas do colégio devido a sua cor e a sua condição social. O foco do vídeo é o de demonstrar a disposição da menina em enfrentar estas dificuldades frente aos seus objetivos.

Após a apresentação do vídeo, os pibidianos e os professores envolvidos  realizaram uma discussão a respeito de questões sobre a produção do curta-metragem destacando o fato da obra fílmica se tratar de uma produção sem fins lucrativos, as particularidades do gênero documentário, e a estratégia da obra para alcançar a realidade escolar para então desconstruir estereótipos sobre o preconceito e o racismo.







You Might Also Like

0 comentários

...

...
Grupo em reunião no Laboratório de Ensino de História.

...

...
Acadêmicos e acadêmicas em reunião para discutir o planejamento de atividades.

...

...
Aplicação das atividades produzidas para um dos colégios participantes.